"Um quê desse velho amor”: um pensamento que converge com desafios deixados pela sindemia da COVID-19 ou um quê secular

Autores

  • Lilian Hoffmann Escola Superior São Francisco de Assis- (ESFA) - Rua Bernardino Monteiro,700- Pinheiros, Santa Teresa- ES, 29650-000
  • Diemerson da Costa Sacchetto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Resumo

Nesse ensaio partimos do tempo cronológico referente ao contratempo, utilizando como base obras de
Paulo Freire, tais como Educação como Prática da Liberdade (1980), Pedagogia do Oprimido (1987) e Educação
e Mudança (1988). A proposta é refletir sobre o ser genérico marxista, utilizando esse construto como núcleo
sintético para a transformação social radical e para a estimulação da emancipação humana. O pensamento sobre
o “velho amor” converge com os desafios deixados pela sindemia da COVID-19 e como esses conceitos estão
atrelados ao compromisso do educador como mediador e agente de transformação social para a prática da liberdade.

Palavras-chave:

Educação libertadora, Ente genérico, Transformação social

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Referências

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Publicado:

2024-09-12

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Como Citar

Hoffmann, L., & da Costa Sacchetto, D. (2024). "Um quê desse velho amor”: um pensamento que converge com desafios deixados pela sindemia da COVID-19 ou um quê secular. Natureza Online, 22(1). Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/545