Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e consiste em artigo na íntegra, comunicação ou revisão de literatura, não tendo sido publicado no todo ou em parte em outro periódico.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todos os autores estão cientes e de acordo com a submissão.

Diretrizes para Autores

Processo de Submissão:

  1. Efetuar o cadastro no endereço eletrônico da revista ou clicando neste link;
  2. Acessar a página do usuário em login ou clicando neste link;
  3. Clicar em “nova submissão” e preencher com os dados solicitados:
    1. Em “início”, escolha o idioma de submissão; a qual seção pertence o seu manuscrito; aceite os requisitos para envio de manuscrito; opcionalmente elabore algum comentário de relevância ao editor; leia e aceite a declaração de direitos autorais, além da declaração de privacidade; clique em salvar e continuar.
    2. Em “transferência do manuscrito”, clique em enviar arquivo; abrirá uma caixa para selecionar os arquivos a serem enviados. Selecione o tipo de documento “Documento de Submissão”, selecione um arquivo e envie; se a sua submissão conter materiais suplementares, clique novamente em “Enviar arquivo” e selecione o tipo de documento “Documentos Suplementares”, selecione um arquivo e envie; clique em salvar e continuar.
    3. Em “inserir metadados”, preencha as informações do manuscrito, além dos coautores do estudo. clique em salvar e continuar.
    4. Em “confirmação”, leia atentamente as instruções e proceda com a finalização da submissão.

Diretrizes para os autores:

Agradecemos pelo seu interesse em publicar seu manuscrito na Revista Natureza Online. Para garantir uma submissão eficiente e bem-sucedida, siga atentamente as seguintes diretrizes:

1. Formatação Geral do Manuscrito:

  • Utilize folhas de tamanho A4.
  • Configure margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm.
  • O manuscrito deve ser redigido em uma única coluna.
  • Não é necessário numerar as páginas.
  • O manuscrito deve conter no máximo 8.000 (oito mil) palavras, incluindo tabelas.
  • É permitido incluir até 10 (dez) figuras no manuscrito.
  • Utilize a fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • O texto deve ser escrito com espaçamento entre linhas de 1,5.
  • Os títulos das seções devem vir em negrito e separados do texto anterior pelo espaçamento de 1,5 entre parágrafos. Se houver subseções, seus títulos devem manter o tipo de letra corrente no texto, e serem separados pelo espaço de 1,5 entre parágrafos
  • O texto deve ser redigido em Português ou Inglês. Os artigos deverão, obrigatoriamente, apresentar resumo em Português e Inglês. Além disso, caso o idioma escolhido não seja o Português, o título deverá obrigatoriamente ser apresentado secundariamente nesse idioma, sendo mantido o título original no idioma do artigo. O título do trabalho, com no máximo 150 caracteres, deverá aparecer na primeira página do trabalho, sem a identificação do(s) autor(es). O título do trabalho deverá ser apresentado no idioma do trabalho e em Inglês. Todos os termos em língua estrangeira à da redação do manuscrito devem aparecer em itálico.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es), sua(s) instituição(ções) e endereço(s) para correspondências não devem constar do texto, a identificação do trabalho será feita pelo preenchimento dos metadados da submissão e pelo número de identificação gerado automaticamente.
  • Antecedendo o texto serão apresentados dois resumos em Português e Inglês. O resumo deverá ser redigido em parágrafo único com limite de 500 palavras, apresentando de forma breve e objetiva a justificativa do trabalho, os métodos utilizados, os resultados e as conclusões. Após o resumo, incluir obrigatoriamente uma lista de até cinco palavras-chave que expressem o assunto do trabalho.
  • As tabelas serão numeradas sequencialmente e inseridas normalmente dentro do texto. O título deve ser claro e conciso e colocado no topo da tabela em uma classificação numérica. Outras informações relativas à tabela (origem dos dados, observações, etc.), serão colocadas logo abaixo da tabela, com espaçamento simples e fonte de tamanho 10.
  • As figuras (mapas, fotos, perfis, esboços, gráficos, diagramas, etc.), devem ser numeradas sequencialmente. O título deve ser claro e conciso e colocado na no topo da figura. Outras informações relativas à figura (legenda, origem dos dados, observações, etc.), serão incorporados junto ao título da figura, com espaçamento simples e fonte de tamanho 10. As figuras devem ser preparadas em alta resolução (maiores que 1Mb). Para uma boa legibilidade, os símbolos e caracteres de texto das figuras devem ter tamanho mínimo de 1 mm, mesmo após a redução da figura.
  • As abreviaturas deverão ser identificadas, por extenso, na primeira vez que aparecem no texto. As unidades das grandezas numéricas deverão obedecer aos padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI).
  • As citações e referências bibliográficas utilizadas no texto devem ser indicadas pelo sistema Autor-Data, obedecendo as normas ABNT descritas nas NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018, que tratam de citações e referências respectivamente.
  • Referências a publicação(ções) do(s) autor(es) dentro do texto ou na lista de referências devem aparecer somente como "AUTOR", de modo a garantir uma avaliação cega segura.

2. Preparo de Artigos na Íntegra

  • A escrita do manuscrito deve seguir as instruções gerais informadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • Os manuscritos devem ser concisos e apresentados de forma coerente e sucinta, mas não há limitação quanto ao número de páginas. Atenção apenas quanto aos limites de palavras e caracteres e respectivas secções, listadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • A primeira página deve conter Título em português e inglês, Título resumido na língua original do trabalho, resumo em português e inglês com no mínimo 3 e no máximo 5 palavras chave separadas por vírgula. O Resumo e o Abstract devem conter até 500 palavras cada.
  • Além do título e resumo, as seguintes seções devem compor o manuscrito: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Preferencialmente, os Resultados devem vir separados da Discussão, mas estes podem ser exibidos em conjunto. A seção de Agradecimentos, se houver, deve contemplar apenas agências de fomento financiadoras da pesquisa e outras contribuições relevantes à produção da pesquisa ou dos manuscritos.
  • Dados ou tabelas extensas não utilizadas no manuscrito podem ser anexados com material suplementar.

3. Preparo de Comunicações

  • A escrita do manuscrito deve seguir as instruções gerais informadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • Os manuscritos devem ser concisos e apresentados de forma coerente e sucinta. No total, o corpo do trabalho não deve exceder quatro páginas, estando incluídos o texto, referências, figuras e tabelas. Atenção apenas quanto aos limites de palavras e caracteres e respectivas secções, listadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • A primeira página deve conter Título em português e inglês, Título resumido na língua original do trabalho, resumo em português e inglês com no mínimo 3 e no máximo 5 palavras chave separadas por vírgula. O Resumo e o Abstract devem conter até 500 palavras cada.
  • As comunicações devem ser apresentadas sem subdivisões; porém, seu texto deve refletir a sequência típica de um artigo científico (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências). A seção de Agradecimentos, se houver, deve contemplar apenas agências de fomento financiadoras da pesquisa e outras contribuições relevantes à produção da pesquisa ou dos manuscritos.
  • Dados ou tabelas extensas não utilizadas no manuscrito podem ser anexados com material suplementar.

4. Preparo de Revisão de Literatura

  • A escrita do manuscrito deve seguir as instruções gerais informadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • Os manuscritos devem ser concisos e apresentados de forma coerente e sucinta, mas não há limitação quanto ao número de páginas. Atenção apenas quanto aos limites de palavras e caracteres e respectivas secções, listadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • A primeira página deve conter Título em português e inglês, Título resumido na língua original do trabalho, resumo em português e inglês com no mínimo 3 e no máximo 5 palavras chave separadas por vírgula. O Resumo e o Abstract devem conter até 500 palavras cada.
  • Além do título e resumo, as seguintes seções devem compor o manuscrito: Introdução, subdivisões necessárias ao desenvolvimento do tema e referências. Opcionais, as seções material e métodos, discussão e conclusão deverão ser incluídas respectivamente após a introdução (apenas material e métodos) e em sequência às subdivisões da revisão de literatura (discussão e conclusão). A seção de Agradecimentos, se houver, deve contemplar apenas agências de fomento financiadoras da pesquisa e outras contribuições relevantes à produção da pesquisa ou dos manuscritos.
  • Dados ou tabelas extensas não utilizadas no manuscrito podem ser anexados com material suplementar.

5. Informações Adicionais

  • Os manuscritos aceitos e finalizados são publicados organizados sob a numeração de um volume anual subdividido em três números com até 15 artigos cada um.
  • A Revista Natureza Online é um periódico com classificação QUALIS Capes.
  • Ao submeter o artigo à Revista Natureza Online, os autores declaram conjuntamente que consentem com a publicação do trabalho, com aceitação das recomendações dos relatores e a confirmação de não publicação em nenhum outro veículo enquanto estiver sendo avaliado pelos membros do Corpo Consultivo da revista.
  • A avaliação dos manuscritos é duplamente cega, isto é, tanto os avaliadores quanto os autores não tem acesso às identidades uns dos outros. O trabalho será submetido a pelo menos 2 (dois) avaliadores, os quais emitirão pareceres independentes recomendando ou não sua publicação, havendo ou não a necessidade de revisão do texto. Em caso de trabalho não aceito, será feito um comunicado aos autores informando, sucintamente, o motivo da recusa para publicação.
  • Após a adaptação do texto às recomendações dos avaliadores e editores, os autores enviarão ao Comitê Editorial uma cópia em meio digital para a análise final do trabalho. Os editores reservam-se o direito de fazer adaptações na forma do texto para manter a uniformidade da revista.
  • Antes da impressão da revista, os editores disponibilizarão no próprio sistema uma prova do trabalho para verificação e correção de possíveis erros de digitação e/ou diagramação. Nesta etapa, não serão admitidas quaisquer alterações no conteúdo do texto. Os autores deverão se manifestar sobre a aceitação da prova no prazo de 5 (cinco) dias. Excedido esse prazo, o artigo será considerado pronto para impressão.
  • Serão publicados anais de congresso, sem revisão por pares por avaliadores da revista. A responsabilidade pelo texto é exclusiva do autor. A publicação dos resumos não é considerada como uma outra publicação (artigo, por exemplo), seu objetivo é exclusivamente o de divulgação de pesquisas na área.

6. Verificação de Plágio

Certifique-se de que seu trabalho seja original e devidamente referenciado. A Revista Natureza Online adota políticas rigorosas contra o plágio e outras práticas antiéticas de pesquisa. Ao seguir essas diretrizes, você estará contribuindo para um processo de submissão eficiente e para a qualidade das publicações.

O trabalho deverá ser submetido à verificação de plágio utilizando o software CopySpider, portanto, recomendamos que os autores procedam à checagem antes da submissão, evitando assim a recusa do mesmo. Cumpre-nos informar que utilizamos como parâmetros o índice limite de 3% de similaridade, estando automaticamente rejeitado manuscritos com valores superiores.

Agradecemos pelo seu compromisso com a pesquisa de alta qualidade e esperamos receber seu manuscrito em breve.

Política de Privacidade

A Revista Natureza Online está comprometida em aderir às normas e melhores práticas para proteger os dados pessoais de nossos leitores e autores. Reconhecemos a importância da privacidade e segurança das informações fornecidas por nossos usuários e as utilizamos exclusivamente para os propósitos do processo editorial, incluindo o envio de notificações sobre chamadas, notícias e lançamentos de novas edições, bem como para a coleta de informações destinadas à avaliação da qualidade desta publicação.

Entendemos que a confiança é fundamental em nosso relacionamento com os usuários, por isso, garantimos que os dados pessoais fornecidos não serão utilizados para outras finalidades ou compartilhados com terceiros sem o consentimento explícito do usuário.

Ao confirmar o cadastro do perfil, realizado pelos próprios leitores e autores por meio dos serviços de Cadastro ou Submissões, considera-se aceito o uso e tratamento dos dados pessoais conforme indicado acima.

Estamos empenhados em garantir a transparência e segurança no tratamento dos dados pessoais de nossos usuários, mantendo o compromisso com a privacidade e a confidencialidade das informações fornecidas. Em caso de dúvidas ou preocupações sobre nossa política de privacidade, estamos à disposição para esclarecimentos adicionais.