Adesão de alunos do ensino superior às práticas sustentáveis no cotidiano e ambiente acadêmico

Autores

  • Júnio de Souza Damasceno Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Ana Laura Luz Cardoso Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Imaculada da Consolação Cota Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Tainara Ferreira de Godoi Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Resumo

A Educação Ambiental é uma ferramen-ta de fundamental importância na busca pela sustentabilidade, proporcionando um amplo processo de alfabetização e conscientização ecológica. Busca constantemente a mudança de atitudes do homem, com plena consciência que ele é parte integrante do meio, agindo de forma racional, contribuindo para a preservação do Meio Ambiente. A abordagem do presente estudo visa investigar a adesão às práticas sustentáveis no cotidiano de alunos de curso superior nos ambientes domiciliar e acadêmico. A pesquisa foi realizada com base na aplicação de questionários, para alunos dos cursos de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), no município de João Monlevade. Os resultados obtidos, como esperado, indicam que os alunos de Engenharia Ambiental estão mais envolvidos nas temáticas ambientais que os demais cursos de engenharia. A importância do ensino fundamental e médio para a construção do conhecimento abrangido pela Educação Ambiental ficou evidenciada durante o estudo. Outro aspecto que se destacou foi a falta de espaços físicos e hábitos comportamentais como principais motivos para menor engajamento em práticas sustentáveis.

Palavras-chave:

Meio ambiente, Educação Ambiental, Preservação ambiental

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Publicado:

2020-07-08

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Como Citar

Damasceno, J. de S., Cardoso, A. L. L., Cota, I. da C., & Godoi, T. F. de. (2020). Adesão de alunos do ensino superior às práticas sustentáveis no cotidiano e ambiente acadêmico. Natureza Online, 18(1), 5–14. Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/15