Interação homem-natureza: será que o aluno do ensino médio conhece o Bioma em que vive?
Resumo
A população inserida na Caatinga na maioria das vezes não detém de informações acerca desse Bioma. Assim, foi avaliado o conhecimento de estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Mossoró, Rio Grande do Norte, acerca dos conhecimentos gerais e o grau de importância da Caatinga. Foram entrevistados 92 alunos por meio de um questionário semiestruturado, onde se percebeu que eles denotam de certo conhecimento sobre a fauna, a flora e os rios típicos da região. Mas, notou-se que animais e plantas pertencentes a outros Biomas foram encontrados nas respostas. Uma parcela considerável dos alunos acha importante o estudo da Caatinga, o que falta, porém é uma veiculação de conhecimentos contextualizados, por parte das escolas e dos professores, que enfatizem os Biomas locais onde os alunos estão inseridos, relatando assim, sua importância e assegurando o interesse e a divulgação sobre a Caatinga.
Palavras-chave:
Downloads
Referências
Almeida MCV (2003) O Ecossistema Caatinga nos livros didáticos de Biologia e Geografia do Ensino Médio: perspectivas para sua abordagem. Mossoró (RN): UERN, 94p.
Alves LIF, Silva MMP, Vasconcelos KJC (2009) Visão de comunidades rurais em Juazeirinho/PB referente à extinção da biodiversidade da Caatinga. Revista Caatinga 22(1): 180-186.
Alves RRN, Gonçalves MBR, Vieira WLS (2012) Caça, uso e conservação de vertebrados no semiárido Brasileiro. Tropical Conservation Science 5(3): 394-416.
Amabis JM, Martho GR (2004) Biologia das Populações. Editora Moderna, São Paulo 3.
Araújo CZ, Sobrinho JF (2009) O bioma Caatinga no entendimento dos alunos de rede pública de ensino da cidade de Sobral, Ceará-CE. Revista Homem, espaço e tempo.
Brandão CRF, Yamamoto CI (2004) Invertebrados da Caatinga. In: Silva JMC et al. (Org.). In: Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade Federal de Pernambuco 135-140.
Cicillini GA (1997) A produção do conhecimento biológico no contexto da cultura escolar do ensino médio: A teoria da evolução como exemplo. 225p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Drummond GM, Martins CS, Machado AM, Sebaio FA, Antonini YO (2005). Biodiversidade em Minas Gerais: um atlas para sua conservação. Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas 222p.
Giulietti AM, Paula A, Barbosa D (2004) Vegetação: áreas e ações prioritárias para a conservação da Caatinga. In: Silva JMC et al. (Org.). In: Biodiversidade da caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade Federal de Pernambuco 113-131.
Guimarães M (2003) A dimensão ambiental na educação. 5. ed. Campinas, SP: Papirus.
Leal IR, Silva JMC, Tabarelli M, Lacher TE (2005) Changing the course of biodiversity conservation in the Caatinga of northeastern Brazil. Conservation Biology 19: 701-706.
Leal IR, Tabarelli M, Silva JMC (2003) Ecologia e Conservação da Caatinga. Recife: Ed. Universitária da UFPE.
Leff E. Saber Ambiental. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
______. Epistemologia Ambiental. São Paulo. Cortez, 2001.
Lima VB, Assis LF (2005) Mapeando alguns roteiros de trabalho de campo em Sobral (CE): uma contribuição ao ensino de Geografia. Revista da Casa de Geografia de Sobral. 6/7(1).
Maia GN (2004) Caatinga: árvores e arbustos e suas utilidades. São Paulo: D&Z Computação Gráfica e Editora.
Malafaia G, Rodrigues ASL (2008) Uma reflexão sobre o ensino de ciência no nível fundamental da educação. Ciência e ensino 2(2).
Mattos BHM (2004) Natureza e sociedade no semiárido brasileiro: um processo de aprendizagem social? In: Educação no contexto do semi-árido brasileiro. Fortaleza: Fundação Konrad Adenuer. Pacheco JF (2004) Aves: áreas e ações prioritárias
para a conservação da Caatinga. In: Silva JMC et al. (Org.). In: Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade Federal de Pernambuco, p. 251-262.
Pontuschka NN (1994) A Formação Pedagógica do Professor e as Práticas Interdisciplinares. (Tese de Doutorado) São Paulo, Faculdade de Educação da USP.
Pontuschka NN, Paganelli TL, Cacete NH (2007) Para Ensinar e Aprender Geografia. 1ª edição. São Paulo: Cortez.
Rosa R (2004) Diversidade e conservação de peixes da Caatinga. In: Silva JMC et al. (Org.) In: Biodiversidade da caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade Federal de Pernambuco 149-161.
Sales AB, Landim MF (2009) Análise da abordagem da flora nativa em livros didáticos usados em escolas de Aracajú – SE. Experiências em Ensino de Ciências 4(3): 17-29.
Santos JC, Almeida-Cortez JS, Fernandes GW (2011) Richness of gall-inducing insects in the tropical dry forest (Caatinga) of Pernambuco. Revista Brasileira de Entomologia 55(1) 45-54.
Silva JMC, Tabarelli M, Fonseca MT, Lins LV (Org.) (2004) Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Ministério do Meio Ambiente, Brasília.
Tres DR, Reis A, Schlindwein SL (2011) A construção de cenários da relação homem-natureza sob uma perspectiva sistêmica para o estudo da paisagem em fazendas produtoras de madeira no planalto norte catarinense. Ambiente & Sociedade 14(1): 151-173.
Trovão DM, Fernandes PD, Andrade LA, Neto JD (2007) Variações sazonais de aspectos fisiológicos de espécies da Caatinga. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11(3).
Velloso AL, Sampaio EVSB, Pareyn FGC (2002) Ecorregiões propostas para o Bioma Caatinga: Resultados do Seminário de Planejamento Ecorregional da Caatinga, Aldeia, PE. Associação Plantas do Nordeste e Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil, Recife.
Como Citar
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.