Marcas ideológicas da pedagogia por competências no ensino superior

Autores/as

  • Claudio David Cari Escola Superior São Francisco de Assis- (ESFA) - Rua Bernardino Monteiro,700- Pinheiros, Santa Teresa- ES, 29650-000
  • Claudinéia Mognato Dalmaschio Escola Superior São Francisco de Assis- (ESFA) - Rua Bernardino Monteiro,700- Pinheiros, Santa Teresa- ES, 29650-000

Resumen

A pedagogia por competências e a reflexão sobre seu impacto no ensino superior assumem um papel muito importante na pesquisa em educação no âmbito nacional e internacional. Atualmente, essa proposta pedagógica é apresentada como um dos caminhos para superar o ensino superior tradicional brasileiro. Este artigo, com o objetivo de desvelar as marcas ideológicas da pedagogia por competências nos documentos que orientam o ensino superior brasileiro, mergulha na produção cientifica de autores nacionais e internacionais procurando conhecer as origens, as finalidades, as marcas ideológicas no ensino superior brasileiro. Na pesquisa, desvela-se diversas marcas ideológicas que tornam a pedagogia por competência um instrumento em desenvolvimento produtivo.

Palabras clave:

pedagogia por competências, ensino superior, ideologia, educação, trabalho

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Cómo citar

Cari, C. D., & Mognato Dalmaschio, C. (2024). Marcas ideológicas da pedagogia por competências no ensino superior. Natureza Online, 22(1). Recuperado a partir de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/543