"Um quê desse velho amor”: um pensamento que converge com desafios deixados pela sindemia da COVID-19 ou um quê secular
Resumo
Nesse ensaio partimos do tempo cronológico referente ao contratempo, utilizando como base obras de
Paulo Freire, tais como Educação como Prática da Liberdade (1980), Pedagogia do Oprimido (1987) e Educação
e Mudança (1988). A proposta é refletir sobre o ser genérico marxista, utilizando esse construto como núcleo
sintético para a transformação social radical e para a estimulação da emancipação humana. O pensamento sobre
o “velho amor” converge com os desafios deixados pela sindemia da COVID-19 e como esses conceitos estão
atrelados ao compromisso do educador como mediador e agente de transformação social para a prática da liberdade.
Palavras-chave:
Downloads
Referências
BARROS, Ronaldo Crispim Sena. O ser genérico: pressuposto da crítica da política do jovem Marx. 2006. 180 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. 2006. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/Barros_RonaldoCrispimSena_D.pdf. Acesso em 08 jan. 2023.
DIMENSTEIN, Magda. O desafio da política de saúde mental: a (re) inserção social dos portadores de transtornos mentais. Mental, Barbacena, v. 4, n. 6, p. 69-82, jun. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272006000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PEREIRA. Dirlei de Azambuja. Fontes filosóficas da pedagogia de Paulo Freire: a transformação social radical inspirada em Karl Marx como núcleo sintético. 2015, 120 f. Tese (doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/2950/1/Dirlei%20de%20Azambuja%20Pereira_Tese.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Como Citar
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.