Marcas ideológicas da pedagogia por competências no ensino superior
Resumo
A pedagogia por competências e a reflexão sobre seu impacto no ensino superior assumem um papel muito importante na pesquisa em educação no âmbito nacional e internacional. Atualmente, essa proposta pedagógica é apresentada como um dos caminhos para superar o ensino superior tradicional brasileiro. Este artigo, com o objetivo de desvelar as marcas ideológicas da pedagogia por competências nos documentos que orientam o ensino superior brasileiro, mergulha na produção cientifica de autores nacionais e internacionais procurando conhecer as origens, as finalidades, as marcas ideológicas no ensino superior brasileiro. Na pesquisa, desvela-se diversas marcas ideológicas que tornam a pedagogia por competência um instrumento em desenvolvimento produtivo.
Palavras-chave:
Downloads
Referências
BEHAR, P. et al. Competências em educação a distância, Porto Alegre: Penso, 2018.
BITENCOURT, C. C. A gestão de competências gerenciais – a contribuição da aprendizagem organizacional. Tese (Doutorado
em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 320,
BITTAR, M. e BITTAR, M. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Revista Acta
Scientiarum, Brasília, v.34 n.2, dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/ view/17497. Acesso em: 26 mai. 2021.
BRASIL/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA/CASA CIVIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018
CUNHA, B. e AUGUSTIN, S., (Org.). 2014. Sustentabilidade ambiental: estudos jurídicos e sociais Caixas do
Sul, RS: Educs, Disponível em: https://docplayer.com.br/5665183-Sustentabilidade-ambiental-estudos-juridicos-e- sociaisbelinda-pereira-da-cunha-sergio-augustin-organizadores.html. Acesso em: 20 de mar.2021.
DA SILVA FERREIRA, F. e DOS SANTOS, F. Reflexões sobre a pedagogia das competências, In: Congresso de Educação do CPAN,
III, 2018, Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Anais eletrônicos, Mato Grosso Sul, v.2. novembro 2018. Disponível em: https://cecpan.
ufms.br/volume-atual/ Acesso em: 15 jun. 2021
DIAS, I. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico, Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo,
vol. 14, n.1, jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/XGgFPxFQ55xZQ3fXxctqSTN/abstract/?lang=pt Acesso em: 04 jun.
Como Citar
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.