Interação homem-natureza: será que o aluno do ensino médio conhece o Bioma em que vive?

Autores

  • Jônnata F. Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Antonio L. N. Morais-Segundo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Louize Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jean C. D. Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rogério T. V. Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Danielle Peretti Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

A população inserida na Caatinga na maioria das vezes não detém de informações acerca desse Bioma. Assim, foi avaliado o conhecimento de estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Mossoró, Rio Grande do Norte, acerca dos conhecimentos gerais e o grau de importância da Caatinga. Foram entrevistados 92 alunos por meio de um questionário semiestruturado, onde se percebeu que eles denotam de certo conhecimento sobre a fauna, a flora e os rios típicos da região. Mas, notou-se que animais e plantas pertencentes a outros Biomas foram encontrados nas respostas. Uma parcela considerável dos alunos acha importante o estudo da Caatinga, o que falta, porém é uma veiculação de conhecimentos contextualizados, por parte das escolas e dos professores, que enfatizem os Biomas locais onde os alunos estão inseridos, relatando assim, sua importância e assegurando o interesse e a divulgação sobre a Caatinga.

Palavras-chave:

Conhecimento, Escolas públicas, Escolas privadas, Mossoró

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Publicado:

2017-07-06

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Como Citar

Oliveira, J. F., Morais-Segundo, A. L. N., Nascimento, L., Oliveira, J. C. D., Fernandes, R. T. V., & Peretti, D. (2017). Interação homem-natureza: será que o aluno do ensino médio conhece o Bioma em que vive?. Natureza Online, 15(2), 42–48. Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/122

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