Ocorrência de Schistosoma mansoni na comunidade de Rio Possmoser, município de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo

Autores

  • Mayara Nickel dos Santos Escola Superior São Francisco de Assis
  • Milena Zager Gobbo Escola Superior São Francisco de Assis
  • Tamires Augusta Subtil Escola Superior São Francisco de Assis
  • Silvia Ramira Lopes Escola Superior São Francisco de Assis

Resumo

A esquistossomose no Brasil é uma doença negligenciada causada pelo parasita Schistosoma mansoni. No mundo afeta mais de 200 milhões de pessoas.. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,5 milhões de brasileiros vivem em áreas sob o risco de contrair a esquistossomose.
O objetivo dessa pesquisa foi confirmar a prevalência de Schistosoma mansoni em humanos e no ambiente da comunidade de Rio Possmoser, município de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, levando informações na área da saúde, ambiental e sanitária, além de contribuir para que medidas preventivas possam ser tomadas para melhoria da situação.Neste estudo, aplicou-se um questionário para voluntários da comunidade de Rio Possmoser após a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Também foram realizadas coletas de amostras de fezes seguindo o método de Hoffman, Pons & Jane e, de amostras hídricas seguindo os procedimentos descritos no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewate, empregando o método cromogênico com o kit COLItest ® . Também foram coletadas amostras de caramujos que foram identificados por meio de chave de identificação taxonômica específica.Foram encontrados 2 casos positivos de esquistossomose em homens por meio do exame parasitológico, 3 pontos positivos de água para coliformes totais, fecais e Escherichia coli, além de 5 moluscos do gênero Biomphalaria que não estavam infectados.Os resultados indicam que a comunidade de Rio Possmoser possui prevalência de casos de esquistossomose no sexo masculino. a qual possivelmente pode estar relacionada o resultado de contaminação fecal das amostras hídricas e presença de caramujos do gênero Biomphalaria na pesquisa de campo.Todos os resultados encontrados a partir desse estudo, contribuem para evidenciar que a comunidade de Rio Possmoser é propensa para o desenvolvimento do parasita Schistosoma mansoni.

Palavras-chave:

Doença, Biomphalaria, Parasitoses, Prevalência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALARAK. D, et al. Prevalência de Infecção Parasitária Intestinal entre Manipuladores de Alimentos no Noroeste do Irã. Journal of Parasitology Research. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=PMC4834171>

BARBOSA C. S, et al. Inquérito Malacológico em Localidades Endêmicas para Esquistossomose em Pernambuco, Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 14, p. e1235, 4 set. 2019.

CALASANS. TAS, et al. Fatores socioambientais associados à infecção pelo Schistosoma mansoni e hospedeiros intermediários em uma área urbana do nordeste do Brasil. PLOS Neglected Tropical Diseases. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5931446>

GEDLE. D, et al. Infecções parasitárias intestinais e sua associação com desnutrição e níveis de células TCD4 entre pacientes com HIV / AIDS em HAART em Butajira, Etiópia. Jornal da Saúde, População e Nutrição (JHPN). 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5433156>

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Situação Epidemiológica. 2017. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/esquistossomose/situacao-epidemiologica>. Acesso em: 03 de março de 2020.

NOVAES. MT, MARTINS. IVF. Avaliação de diferentes técnicas parasitológicas no diagnóstico de helmintoses caninas. Rev. Bras. Med. Vet., 37(Supl.1):71-76. 2015.

SEGANTIN. A, DELARIVA. RL. Levantamento de Parasitoses Intestinais na cidade de Cianorte - PR no período de outubro de 2002 a março de 2003 em pacientes da Rede Pública De Saúde. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama. 2005. Disponível em: <http://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/214/188>

TRINDADE. PBCB, MENDONÇA ASF. Eutrofização em reservatórios – Estudo de caso: reservatório de Rio Bonito (ES). Eng Sanit Ambient. v.19 n.3. p 275-282. 2014.

Publicado:

2025-11-17

Downloads

Como Citar

Nickel dos Santos, M., Zager Gobbo, M., Augusta Subtil, T., & Ramira Lopes , S. (2025). Ocorrência de Schistosoma mansoni na comunidade de Rio Possmoser, município de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. Natureza Online, 23(1), 043–048. Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/613