Caracterização, zoneamento e planejamento da propriedade Estância da Colina, Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil

Autores

  • Brayan Ricardo de Oliveira Escola Superior São Francisco de Assis
  • Julieder Paulo Rocha Escola Superior São Francisco de Assis

Resumo

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) além de preservar as belezas cênicas e os ambientes históricos, assumem cada vez mais papel de destaque na proteção de recursos hídricos, no manejo de recursos naturais, no desenvolvimento de pesquisas cientificas e na manutenção de equilíbrios climáticos e ecológicos. Este estudo foi realizado na propriedade Estância da Colina, situada na comunidade de Rio Saltinho, Santa Teresa/ES. A propriedade possui uma área total de 12,8 ha, dos quais 6,5 ha farão parte da RPPN. Para orientar a criação e condução da RPPN torna-se necessária a caracterização, zoneamento e planejamento da propriedade e o procedimento técnico adotado é a realização de um Zoneamento Ambiental com a aplicação de um Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) nas zonas distintas identificadas com plantios, manejos e anelamentos de exóticas. O PRAD possui como etapas: preparo do terreno, escolha das mudas e plantio no método quincôncio, controle de pragas, irrigação e outros tratos culturais. Com a recuperação da área degradada, o proprietário contribui na conservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos, além de usufruir dos recursos com a utilização das frutíferas e afins, incentivando assim os demais proprietários que eventualmente se interessam pela conservação local.

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Zoneamento Ambiental, Mata Atlântica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brayan Ricardo de Oliveira, Escola Superior São Francisco de Assis

Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento e Conservação Ambiental, Escola Superior São Francisco de Assis - ESFA.

Julieder Paulo Rocha, Escola Superior São Francisco de Assis

Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento e Conservação Ambiental, Escola Superior São Francisco de Assis - ESFA.

Referências

Assis AM, Britto RC, Lima LN (2007) Florística e manejo de áreas degradadas no entorno da ReBio Augusto Ruschi. In: Vieira LA, Assis AM (org) Planejando paisagens sustentáveis no corredor central da mata atlântica: uma experiência na região Centro-Serrana do Espírito Santo. Santa Teresa, p 57-86.

Cavalcante AMB, Soares JJ, Figueiredo MA (2000) Comparative phytosociology of tree sinusiae between contiguous forests in different stages of succession. Revista Brasileira de Biologia 60: 551-562.

SOSMA (2008) Fundação SOS Mata Atlântica e INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2010) Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica, período 2008-2010. Disponível em : . Acesso em 08 jul. 2012.

Google Earth (2012) Imagens. Disponível em . Acesso em 26 abr. 2012.

IBAMA (2004) Plano de Manejo da Reserva Biológica Augusto Ruschi. Vitória, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Diretoria de Ecossistemas.

ICMbio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e MMA Ministério do Meio Ambiente (2010) Histórias das RPPN. Disponível em: . Acesso em: 13 de jun. 2011.

IEMA (2012) Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e SEAMA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Espírito Santo.. Acesso em: 14 jun. 2012.

INCAPER (2011) Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Proater 2011-2013. Disponível em . Acesso em: 17 jun. 2012.

Oliveira BR, Bravo MA, Bravo VJ, Franco BKS (2009) Estrutura de um trecho de Floresta Ombrófila Densa, Santa Teresa, ES. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) Graduação em Ciências Biológicas, Escola Superior São Francisco de Assis ESFA, Santa Teresa, ES.

PMA (2011) Espécies nativas de Preenchimento e Diversidade. Pacto Mata Atlântica. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2011.

Reis A, Bechara FC, Espíndola MB, Vieira NK, Souza LL (2003) Restauração de áreas degradadas: a nucleação como base para incrementar os processos sucessionais. In: Fundação O Boticário de proteção à natureza. Natureza e Conservação 1: 28-36.

Rodrigues RR, Santin Brancalion PH, Isernhagen I (2009) Pacto pela restauração da mata atlântica: referencial dos conceitos e ações de restauração florestal. São Paulo, LERF/ESALQ: Instituto BioAtlântica.

Saiter FZ (2007) Dinâmica da comunidade e distribuição geográfica de espécies do componente arbóreo de uma floresta pluvial do sudeste do Brasil. Dissertação (Mestrado em Ecologia) Programa de Pós - Graduação em Ecologia. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEAMA (2010) Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e IEMA Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Informações sobre a importância de uma RPPN. Disponível em Acesso em: 13 jun. 2011.

SNUC (2000) Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza Lei no 9.985 de 18 de Julho de 2000.

Tabacow J (1992) Proposta federal de zoneamento ambiental para o município de Santa Teresa. MOnografia de Especialização. Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo.

Tabarelli M, Villani JP, Mantovani W (1994) Estudo comparativo da vegetação de dois trechos de floresta secundária no Núcleo Santa Virginia, Parque Estadual da Serra do Mar, SP. Revista do Instituto Florestal 6: 1-11.

Veloso HP, Rangel Filho AL, Lima JCA (1991) Classificação da vegetação brasileira, adaptada a um sistema universal. Rio de Janeiro, IBGE.

WWF (2010) Informações sobre questões ambientais: o que é uma RPPN. World Wildlife Fund Disponível em . Acesso em: 13 jun. 2011.

Publicado:

2013-01-01

Downloads

Como Citar

Oliveira, B. R. de, & Rocha, J. P. (2013). Caracterização, zoneamento e planejamento da propriedade Estância da Colina, Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil. Natureza Online, 11(1), 47–53. Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/241

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)