Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

Processo de Submissão:

  1. Efetuar o cadastro no endereço eletrônico da revista ou clicando neste link;
  2. Acessar a página do usuário em login ou clicando neste link;
  3. Clicar em “nova submissão” e preencher com os dados solicitados:
    1. Em “início”, escolha o idioma de submissão; a qual seção pertence o seu manuscrito; aceite os requisitos para envio de manuscrito; opcionalmente elabore algum comentário de relevância ao editor; leia e aceite a declaração de direitos autorais, além da declaração de privacidade; clique em salvar e continuar.
    2. Em “transferência do manuscrito”, clique em enviar arquivo; abrirá uma caixa para selecionar os arquivos a serem enviados. Selecione o tipo de documento “Documento de Submissão”, selecione um arquivo e envie; se a sua submissão conter materiais suplementares, clique novamente em “Enviar arquivo” e selecione o tipo de documento “Documentos Suplementares”, selecione um arquivo e envie; clique em salvar e continuar.
    3. Em “inserir metadados”, preencha as informações do manuscrito, além dos coautores do estudo. clique em salvar e continuar.
    4. Em “confirmação”, leia atentamente as instruções e proceda com a finalização da submissão.

Diretrizes para os autores:

Agradecemos pelo seu interesse em publicar seu manuscrito na Revista Natureza Online. Para garantir uma submissão eficiente e bem-sucedida, siga atentamente as seguintes diretrizes:

1. Formatação Geral do Manuscrito:

  • Utilize folhas de tamanho A4.
  • Configure margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm.
  • O manuscrito deve ser redigido em uma única coluna.
  • Não é necessário numerar as páginas.
  • O manuscrito deve conter no máximo 8.000 (oito mil) palavras, incluindo tabelas.
  • É permitido incluir até 10 (dez) figuras no manuscrito.
  • Utilize a fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • O texto deve ser escrito com espaçamento entre linhas de 1,5.
  • Os títulos das seções devem vir em negrito e separados do texto anterior pelo espaçamento de 1,5 entre parágrafos. Se houver subseções, seus títulos devem manter o tipo de letra corrente no texto, e serem separados pelo espaço de 1,5 entre parágrafos
  • O texto deve ser redigido em Português ou Inglês. Os artigos deverão, obrigatoriamente, apresentar resumo em Português e Inglês. Além disso, caso o idioma escolhido não seja o Português, o título deverá obrigatoriamente ser apresentado secundariamente nesse idioma, sendo mantido o título original no idioma do artigo. O título do trabalho, com no máximo 150 caracteres, deverá aparecer na primeira página do trabalho, sem a identificação do(s) autor(es). O título do trabalho deverá ser apresentado no idioma do trabalho e em Inglês. Todos os termos em língua estrangeira à da redação do manuscrito devem aparecer em itálico.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es), sua(s) instituição(ções) e endereço(s) para correspondências não devem constar do texto, a identificação do trabalho será feita pelo preenchimento dos metadados da submissão e pelo número de identificação gerado automaticamente.
  • Antecedendo o texto serão apresentados dois resumos em Português e Inglês. O resumo deverá ser redigido em parágrafo único com limite de 500 palavras, apresentando de forma breve e objetiva a justificativa do trabalho, os métodos utilizados, os resultados e as conclusões. Após o resumo, incluir obrigatoriamente uma lista de até cinco palavras-chave que expressem o assunto do trabalho.
  • As tabelas serão numeradas sequencialmente e inseridas normalmente dentro do texto. O título deve ser claro e conciso e colocado no topo da tabela em uma classificação numérica. Outras informações relativas à tabela (origem dos dados, observações, etc.), serão colocadas logo abaixo da tabela, com espaçamento simples e fonte de tamanho 10.
  • As figuras (mapas, fotos, perfis, esboços, gráficos, diagramas, etc.), devem ser numeradas sequencialmente. O título deve ser claro e conciso e colocado na no topo da figura. Outras informações relativas à figura (legenda, origem dos dados, observações, etc.), serão incorporados junto ao título da figura, com espaçamento simples e fonte de tamanho 10. As figuras devem ser preparadas em alta resolução (maiores que 1Mb). Para uma boa legibilidade, os símbolos e caracteres de texto das figuras devem ter tamanho mínimo de 1 mm, mesmo após a redução da figura.
  • As abreviaturas deverão ser identificadas, por extenso, na primeira vez que aparecem no texto. As unidades das grandezas numéricas deverão obedecer aos padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI).
  • As citações e referências bibliográficas utilizadas no texto devem ser indicadas pelo sistema Autor-Data, obedecendo as normas ABNT descritas nas NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018, que tratam de citações e referências respectivamente.
  • Referências a publicação(ções) do(s) autor(es) dentro do texto ou na lista de referências devem aparecer somente como "AUTOR", de modo a garantir uma avaliação cega segura.

2. Preparo de Artigos na Íntegra

  • A escrita do manuscrito deve seguir as instruções gerais informadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • Os manuscritos devem ser concisos e apresentados de forma coerente e sucinta, mas não há limitação quanto ao número de páginas. Atenção apenas quanto aos limites de palavras e caracteres e respectivas secções, listadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • A primeira página deve conter Título em português e inglês, Título resumido na língua original do trabalho, resumo em português e inglês com no mínimo 3 e no máximo 5 palavras chave separadas por vírgula. O Resumo e o Abstract devem conter até 500 palavras cada.
  • Além do título e resumo, as seguintes seções devem compor o manuscrito: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Preferencialmente, os Resultados devem vir separados da Discussão, mas estes podem ser exibidos em conjunto. A seção de Agradecimentos, se houver, deve contemplar apenas agências de fomento financiadoras da pesquisa e outras contribuições relevantes à produção da pesquisa ou dos manuscritos.
  • Dados ou tabelas extensas não utilizadas no manuscrito podem ser anexados com material suplementar.

3. Preparo de Comunicações

  • A escrita do manuscrito deve seguir as instruções gerais informadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • Os manuscritos devem ser concisos e apresentados de forma coerente e sucinta. No total, o corpo do trabalho não deve exceder quatro páginas, estando incluídos o texto, referências, figuras e tabelas. Atenção apenas quanto aos limites de palavras e caracteres e respectivas secções, listadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • A primeira página deve conter Título em português e inglês, Título resumido na língua original do trabalho, resumo em português e inglês com no mínimo 3 e no máximo 5 palavras chave separadas por vírgula. O Resumo e o Abstract devem conter até 500 palavras cada.
  • As comunicações devem ser apresentadas sem subdivisões; porém, seu texto deve refletir a sequência típica de um artigo científico (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências). A seção de Agradecimentos, se houver, deve contemplar apenas agências de fomento financiadoras da pesquisa e outras contribuições relevantes à produção da pesquisa ou dos manuscritos.
  • Dados ou tabelas extensas não utilizadas no manuscrito podem ser anexados com material suplementar.

4. Preparo de Revisão de Literatura

  • A escrita do manuscrito deve seguir as instruções gerais informadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • Os manuscritos devem ser concisos e apresentados de forma coerente e sucinta, mas não há limitação quanto ao número de páginas. Atenção apenas quanto aos limites de palavras e caracteres e respectivas secções, listadas no tópico “Formatação Geral do Manuscrito”.
  • A primeira página deve conter Título em português e inglês, Título resumido na língua original do trabalho, resumo em português e inglês com no mínimo 3 e no máximo 5 palavras chave separadas por vírgula. O Resumo e o Abstract devem conter até 500 palavras cada.
  • Além do título e resumo, as seguintes seções devem compor o manuscrito: Introdução, subdivisões necessárias ao desenvolvimento do tema e referências. Opcionais, as seções material e métodos, discussão e conclusão deverão ser incluídas respectivamente após a introdução (apenas material e métodos) e em sequência às subdivisões da revisão de literatura (discussão e conclusão). A seção de Agradecimentos, se houver, deve contemplar apenas agências de fomento financiadoras da pesquisa e outras contribuições relevantes à produção da pesquisa ou dos manuscritos.
  • Dados ou tabelas extensas não utilizadas no manuscrito podem ser anexados com material suplementar.

5. Informações Adicionais

  • Os manuscritos aceitos e finalizados são publicados organizados sob a numeração de um volume anual subdividido em três números com até 15 artigos cada um.
  • A Revista Natureza Online é um periódico com classificação QUALIS Capes.
  • Ao submeter o artigo à Revista Natureza Online, os autores declaram conjuntamente que consentem com a publicação do trabalho, com aceitação das recomendações dos relatores e a confirmação de não publicação em nenhum outro veículo enquanto estiver sendo avaliado pelos membros do Corpo Consultivo da revista.
  • A avaliação dos manuscritos é duplamente cega, isto é, tanto os avaliadores quanto os autores não tem acesso às identidades uns dos outros. O trabalho será submetido a pelo menos 2 (dois) avaliadores, os quais emitirão pareceres independentes recomendando ou não sua publicação, havendo ou não a necessidade de revisão do texto. Em caso de trabalho não aceito, será feito um comunicado aos autores informando, sucintamente, o motivo da recusa para publicação.
  • Após a adaptação do texto às recomendações dos avaliadores e editores, os autores enviarão ao Comitê Editorial uma cópia em meio digital para a análise final do trabalho. Os editores reservam-se o direito de fazer adaptações na forma do texto para manter a uniformidade da revista.
  • Antes da impressão da revista, os editores disponibilizarão no próprio sistema uma prova do trabalho para verificação e correção de possíveis erros de digitação e/ou diagramação. Nesta etapa, não serão admitidas quaisquer alterações no conteúdo do texto. Os autores deverão se manifestar sobre a aceitação da prova no prazo de 5 (cinco) dias. Excedido esse prazo, o artigo será considerado pronto para impressão.
  • Serão publicados anais de congresso, sem revisão por pares por avaliadores da revista. A responsabilidade pelo texto é exclusiva do autor. A publicação dos resumos não é considerada como uma outra publicação (artigo, por exemplo), seu objetivo é exclusivamente o de divulgação de pesquisas na área.

6. Verificação de Plágio

Certifique-se de que seu trabalho seja original e devidamente referenciado. A Revista Natureza Online adota políticas rigorosas contra o plágio e outras práticas antiéticas de pesquisa. Ao seguir essas diretrizes, você estará contribuindo para um processo de submissão eficiente e para a qualidade das publicações.

O trabalho deverá ser submetido à verificação de plágio utilizando o software CopySpider, portanto, recomendamos que os autores procedam à checagem antes da submissão, evitando assim a recusa do mesmo. Cumpre-nos informar que utilizamos como parâmetros o índice limite de 3% de similaridade, estando automaticamente rejeitado manuscritos com valores superiores.

Agradecemos pelo seu compromisso com a pesquisa de alta qualidade e esperamos receber seu manuscrito em breve.

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Revista Natureza Online is committed to adhering to standards and best practices to protect the personal data of our readers and authors. We recognize the importance of privacy and security of the information provided by our users and use it exclusively for the purposes of the editorial process, including sending notifications about calls, news and releases of new editions, as well as for collecting information intended for evaluating the quality of this publication.

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