Gluconato de Clorexidina na prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico
Resumen
A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é uma complicação que afeta tecidos expostos durante uma cirurgia. A preparação da pele, durante a antissepsia, reduz as chances de ISC. A antissepsia é a desinfecção química de tecidos vivos, baseada na aplicação de agentes microbicidas, sendo um dos antissépticos mais utilizados o Gluconato de Clorexidina apresentado em solução alcoólica, aquosa ou degermante. O estudo objetivou avaliar a eficiência do antisséptico Gluconato de Clorexidina em solução degermante associado ou não ao Gluconato de Clorexidina em solução alcoólica, na prevenção da ISC. A pesquisa, aprovada pela CEUA/ESFA sob protocolo 009/2018, foi realizada na Clínica Escola Veterinária Dr. Laurindo Costa Neto da ESFA entre agosto e dezembro de 2018. Foram selecionadas 24 cadelas submetidas a ovário-histerectomia. Doze delas foram alocadas no Grupo 1 (G1), no qual foi utilizado o Gluconato de Clorexidina em solução degermante. As outras doze cadelas foram alocadas no Grupo 2 (G2), no qual foi utilizado o Gluconato de Clorexidina em solução degermante, seguido do Gluconato de Clorexidina em solução alcoólica. Foram coletados swabs estéreis da pele do sítio cirúrgico em três momentos: após a tricotomia (T1), após a antissepsia (T2) e ao término da cirurgia (T3). Após isto, as amostras foram inoculadas em meio Tryptone Soya Broth (TSB) e repicadas em ágar sangue. Os resultados obtidos apontaram que houveram crescimentos microbianos em T1 para todas as amostras. Não houve crescimento em T2 para todas as amostras. Já em T3 houve crescimento bacteriano em uma amostra do G1 e em três amostras do G2. Estatisticamente, por meio do teste do qui-quadrado (X²), os resultados obtidos não demostraram diferenças na qualidade da antissepsia e, nas condições e características deste estudo, tanto o G1 como o G2 mostraram-se eficientes. Conclui-se, portanto, que a antissepsia com Gluconato de Clorexidina em solução degermante, mesmo sem associação com o Gluconato de Clorexidina em solução alcoólica, foi eficiente na prevenção da ISC de cadelas submetidas à ovário-histerectomia.
Palabras clave:
Descargas
Citas
FOSSUM, T. W. Cirurgia de Pequenos Animais. 4ª edição. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014.
LAUS, A. C. T. et al. Assepsia e antissepsia. Florianópolis, 2000.
MEDEIROS, L. K. G. et al. Efeitos do Banho Prévio, da Tricotomia e da Antissepsia na Redução da Contaminação do Sítio Cirúrgico em Cadelas Submetidas à OSH Eletiva. Pesquisa Veterinária Brasileira. v. 38, n. 9, p. 1787-1792. Rio de Janeiro, 2018.
MONTEIRO, V. L. C. et al. Anti-Sepsia de Pele de Cães Utilizando-se Clorhexidina a 2%, Povidine a 10% e Álcool Iodado a 5%. Ciência Animal Brasileira. v.11, n. 1. p. 7-12. Recife, 2001.
MORIYA, T; MÓDENA, JLP. Assepsia e antissepsia: técnicas de esterilização. Simpósio: Fundamentos em Clínica Cirúrgica. 1ª Parte, Capítulo III. p. 265-273. Ribeirão Preto, 2008.
PAOCHAROEN, V; MINGMALAIRAK, C; APISARNTHANARAK, A. Comparison of surgical wound infection after preoperative skin preparation with 4% chlohexidine and povidone iodine: a prospective randomized trial. J Med Assoc Thai, Vol. 92, N° 7: 898-902 p. 2009.
QUINN, P. J. et al. Microbiologia Veterinária e Doenças Infecciosas. 1ª edição. São Paulo: Editora Artmed, 2005.
RODRIGUES, AL; SIMÕES, MLPB. Incidência de infecção do sítio cirúrgico com preparo pré-operatório utilizando iodopolividona 10% hidroalcoólica e clorexidina alcoólica 0,5%. Rev Col Bras Cir, Vol. 40, N° 6. 443-448 p. 2013.
SILVA, D. A. R. et al. O Gluconato de Clorexidina ou o Álcool-Iodo-Álcool na Anti-Sepsia de Campos Operatórios em Cães. Santa Maria: Ciência Rural, 2000. p. 431-437.
TRABULSI, L.R.; ALTERTHUM F. Microbiologia. 6ª edição. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Editora Atheneu, 2015.
Cómo citar
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.



