Jogos como estratégia motivadora no ensino de Zoologia de invertebrados marinhos

Autores

  • Leandro da Silva Cerqueira Universidade Federal da Bahia
  • Renan Luiz Albuquerque Vieira Universidade Federal da Bahia
  • Anderson de Souza Santos Universidade Federal da Bahia
  • Rosemeire Machado da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Claudia Luizon Dias Leme Universidade Federal da Bahia
  • Gilberto Cafezeiro Bomfim Universidade Federal da Bahia

Resumo

O desenvolvimento de novas ferramentas que enriqueçam o ensino da Biologia representa um dos maiores desafios para os docentes na atualidade. Frente a este cenário, a utilização de recursos didáticos é uma estratégia de grande relevância no processo de aprendizagem, seja fomentando a curiosidade e o interesse entre os alunos, ou oferecendo novas diretrizes à dinâmica ‘ensino- aprendizagem’. Este trabalho teve como objetivos: i) desenvolver um jogo didático: “Trilha dos Invertebrados” e ii) avaliar a contribuição da utilização desse jogo na aprendizagem sobre invertebrados marinhos. A proposta foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio de um colégio público do subúrbio de Salvador na turma da segunda série do ensino médio, com alunos de 15 a 17 anos de idade. Inicialmente, foi ministrada uma aula sobre os filos de invertebrados marinhos, a partir de apresentação de conteúdo teórico e expositivo com os seguintes grupos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata. Em seguida, foi aplicado um questionário para verificar o grau de assimilação dos conteúdos pelos alunos. Posteriormente, se deu a execução das partidas do jogo e, por fim, um pós-questionário. Como resultado, o jogo mostrou-se uma boa ferramenta de ensino, possibilitando um complemento ao aprendizado das Ciências Biológicas.

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Jogo didático, Invertebrados marinhos

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Biografia do Autor

Leandro da Silva Cerqueira, Universidade Federal da Bahia

Doutorando, Universidade Federal da Bahia.

Renan Luiz Albuquerque Vieira, Universidade Federal da Bahia

Doutorando, Universidade Federal da Bahia.

Anderson de Souza Santos, Universidade Federal da Bahia

PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - UFBA - Universidade Federal da Bahia.

Rosemeire Machado da Silva, Universidade Federal da Bahia

PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - UFBA - Universidade Federal da Bahia.

Claudia Luizon Dias Leme, Universidade Federal da Bahia

PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - UFBA - Universidade Federal da Bahia.

Gilberto Cafezeiro Bomfim, Universidade Federal da Bahia

PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - UFBA - Universidade Federal da Bahia.

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Publicado:

2019-07-03

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Como Citar

Cerqueira, L. da S., Vieira, R. L. A., Santos, A. de S., Silva, R. M. da, Leme, C. L. D., & Bomfim, G. C. (2019). Jogos como estratégia motivadora no ensino de Zoologia de invertebrados marinhos. Natureza Online, 17(2), 076–081. Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/454

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