Jogos como estratégia motivadora no ensino de Zoologia de invertebrados marinhos
Resumo
O desenvolvimento de novas ferramentas que enriqueçam o ensino da Biologia representa um dos maiores desafios para os docentes na atualidade. Frente a este cenário, a utilização de recursos didáticos é uma estratégia de grande relevância no processo de aprendizagem, seja fomentando a curiosidade e o interesse entre os alunos, ou oferecendo novas diretrizes à dinâmica ‘ensino- aprendizagem’. Este trabalho teve como objetivos: i) desenvolver um jogo didático: “Trilha dos Invertebrados” e ii) avaliar a contribuição da utilização desse jogo na aprendizagem sobre invertebrados marinhos. A proposta foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio de um colégio público do subúrbio de Salvador na turma da segunda série do ensino médio, com alunos de 15 a 17 anos de idade. Inicialmente, foi ministrada uma aula sobre os filos de invertebrados marinhos, a partir de apresentação de conteúdo teórico e expositivo com os seguintes grupos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata. Em seguida, foi aplicado um questionário para verificar o grau de assimilação dos conteúdos pelos alunos. Posteriormente, se deu a execução das partidas do jogo e, por fim, um pós-questionário. Como resultado, o jogo mostrou-se uma boa ferramenta de ensino, possibilitando um complemento ao aprendizado das Ciências Biológicas.
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