Percepção ambiental dos professores de ciências e biologia sobre os costões rochosos marinhos

Autores

  • Drielle Seibert de Mello Instituto Superior de Educação Serra/Doctum
  • Ronan Moreira Instituto Superior de Educação Serra/Doctum
  • Rômulo José Ramos Instituto Superior de Educação Serra/Doctum

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo identificar o nível de conhecimento dos professores públicos do município de Serra/ES, sobre os organismos invertebrados e ações antrópicas existentes na região de costão rochoso, assim como verificar a forma de aplicação desses conhecimentos no ensino. Foi aplicado um questionário aos professores da rede municipal e estadual. Os entrevistados consideraram o lixo e os esgotos doméstico e industrial como as principais fontes de impactos ambientais nesse ambiente, 95% disseram não realizam aulas de campo nesse ambiente. Foi constatado que os professores não possuem conhecimento dos organismos existentes no costão rochoso de sua região, sendo atribuída para esta falha à falta de formação profissional continuada específica para este ambiente abundante para esta região, consequentemente, ocorre uma limitação de abordagem e contextualização em sala de aula.

Palavras-chave:

Ecossistema costeiro, ensino de ciências e biologia, educação

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Biografia do Autor

Drielle Seibert de Mello, Instituto Superior de Educação Serra/Doctum

Instituto Superior de Educação Serra/Doctum.

Ronan Moreira, Instituto Superior de Educação Serra/Doctum

Instituto Superior de Educação Serra/Doctum.

Rômulo José Ramos, Instituto Superior de Educação Serra/Doctum

Instituto Superior de Educação Serra/Doctum.

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Publicado:

2015-04-01

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Como Citar

Mello, D. S. de, Moreira, R., & Ramos, R. J. (2015). Percepção ambiental dos professores de ciências e biologia sobre os costões rochosos marinhos. Natureza Online, 13(3), 107–110. Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/158

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