Acompanhamento e avaliação dos desafios da produção de aves de postura em sistema caipira nas fases de cria e recria – relato de caso
Resumo
A avicultura de postura no Brasil tem se destacado num contexto produtivo e econômico. Ao visar esse crescimento acelerado da avicultura e suas tecnologias, desencadeia-se uma série de adversidades, que geram significativas perdas econômicas, comprometendo as aves e, consequentemente, a qualidade e a produção de ovos. O presente trabalho busca elucidar os desafios da criação de um plantel avícola nas fases de cria e recria, mesmo com todas as medidas de biossegurança implantadas. O aviário é localizado na região rural de Santa Maria de Jetibá, município situado no interior do Espirito Santo. A propriedade é de cunho familiar, com produção em sistema caipira. O manejo para a chegada das pintainhas demandou de medidas preventivas, como limpeza e desinfecção do aviário, galpão aquecido, vedado, com iluminação e arejamento adequado. Os desafios observados durante o período de avaliação do lote foram a Síndrome da má absorção em pintinhos, também chamada de “refugagem”; dificuldade de adaptação imediata com os bebedouros do tipo nipple e enfermidades respiratórias. Entre os empecilhosque não ocorreram com significância, porém, são bem comuns na rotina, destacam se a debicagem, vacinação e a transferência de galpão, que acabam gerando estresse às aves e, consequentemente, uma considerada perda de peso. O correto manejo das aves é a principal forma de prevenção desses desafios, garantindo a diminuição do estresse, gerando bem-estar na criação. Para melhores adaptações do lote e uma baixa mortalidade, é necessário que haja um rígido controle do aviário, observando e utilizando formulários para um monitoramento efetivo, principalmente com aves mais jovens, por serem mais frágeis e susceptíveis a doenças.
Downloads
Como Citar
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.