Avaliação da qualidade da água do Ribeirão São João, em Campo Belo Minas Gerais, sob interferência do efluente tratado do abate de bovinos e suínos

Autores

  • Aline Aparecida Silva Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Laila Reis Macedo Universidade de Formiga
  • Andréia Marcelina Silva Centro Mineiro de Ensino Superior
  • Anderson Alves Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Resumo

No presente trabalho foi avaliado o desempenho da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da empresa alimentícia “SP Indústria de alimentos Ltda”, que realiza o abate de bovinos e suinos produzindo cerca de 640.000 litros de efluente ao dia de abate e um total 2.560,000 litros semanalmente. O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a eficiência do tratamento do efluente e sua interferência sobre a qualidade da água do Ribeirão São João, que atravessa a cidade de Campo Belo-MG, Brasil. As análises foram realizadas durante quatro meses e foram coletadas amostras do efluente em dois pontos, sendo o P1 no decorrer do tratamento e P2 no ponto de descarga do efluente tratado. Foram analisados os parâmetros pH, sólidos em suspensão, sólidos sedimentaveis, DBO, DQO, óleos e graxas e ABS. Os valores obtidos no decorrer do trabalho apresentaram dados positivos, enquadrando-se nos padrões de qualidade exigidos pelo Conselho Estadual da Política Ambiental (COPAM), tendo como resultado 98,06% de eficiência na remoção de DBO no tratamento, tendo sido constatado que os parâmetros analisados no efluente tratadoestavam em conformidade com a legislçao vigente para o lançamento.

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, ETE`s, DBO, DQO, qualidade da água

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Aparecida Silva Pereira, Universidade Federal de Lavras

UFLA- Universidade Federal de Lavras, Programa de Pós- Graduação em Engenharia Florestal, campus Universitário.

Laila Reis Macedo, Universidade de Formiga

UNIFOR- Universidade de Formiga, Programa de Graduação em Ciências Biológicas.

Andréia Marcelina Silva, Centro Mineiro de Ensino Superior

CEMES- Centro Mineiro de Ensino Superior.

Anderson Alves Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Formiga.

Referências

Braga B, Hespanhol I, Conejo J.G.L., Mierzwa J.C., Barros M.T.L., Spencer M, Porto M, Nucci N, Juliano N, Eliger S (2012) Introdução a Engenharia Ambiental. Editora Prentice-Hall.

Brasil (2005) Resolução n. 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de 17 Março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluente. Diário Oficial da União 53: 58-63.

Fraceto L.F, Rosa A.H, Carlos V.M (2012). Meio ambiente e sustentabilidade. Editora Bookman.

Giordano G. (2004), Tratamento e controle de efluentes industriais, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ.

Godecke M.V. (2010), Estudo das alternativas de valorização econômica para a sustentabilidade da gestão de resíduos urbanos no Brasil. Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, RS.

Mees J.B.R, Gomes S.D, Vilas B.M.A, Fazolo A, Sampaio S.C (2009), Removal of organic matter and nutrients from slaughterhouse wastewater by using Eichhornia crassipes and evaluation of the generated biomass composting. Revista Engenharia Agrícola, v.29, p.466-473.

Scarassati D, Carvalho R.F, Delgado V.L, Coneglian C.M.R, Tonso S, Sobrinho G.D, Pelegrini R (2003) Tratamento de efluentes em matadouros e frigoríficos. III Fórum de Estudos Contábeis, Rio Claro, SP.

Sperling M.V (1997) Princípios do tratamento biológico de águas residuárias. Universidade Federal de Minas Gerais.

Sperling M.V (2005) Princípio do Tratamento Biológico de Águas Residuárias. Belo Horizonte, ed: 3, p. 452, UFMG.

Gallina T.F., (2013) Análise do potencial de geração de energia elétrica a partir do biogás das Estações de Tratamento de Esgoto de Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina.

Thebaldi M.S, Sandri D, Felisberto A.B, Rocha M.S, Neto A.S (2011) Qualidade da água de um córrego sob influência de efluente tratado de abate bovino, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.15, n.3, p.302–309.

Publicado:

2015-04-01

Downloads

Como Citar

Pereira, A. A. S., Macedo, L. R., Silva, A. M., & Santos, A. A. (2015). Avaliação da qualidade da água do Ribeirão São João, em Campo Belo Minas Gerais, sob interferência do efluente tratado do abate de bovinos e suínos. Natureza Online, 13(3), 102–105. Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/157