Revitalização de nascentes.

Autores

  • Sonia Maria Venzel Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marcus Vinicius Sandoval Paixão Instituto Federal do Espírito Santo
  • Gleides Pulcheira Paixão Instituto Federal do Espírito Santo
  • Poliana Pulcheira Paixão CLIMEV

Resumo

Com o acelerado crescimento demográfico ao longo dos cursos d’água e a falta de conhecimento da população, as florestas nativas e matas ciliares sofreram com a ação antrópica, ficando somente as remanescentes. A relevância da vegetação ciliar vem sendo declarada pela sua importância hidrológica protegendo o leito principal dos rios de processos de degradação, como desbarrancamentos, assoreamentos e contaminação dos corpos hídricos. A pesquisa foi conduzida em Santa Teresa, como pesquisa não experimental, cunho transversal e do tipo exploratória e descritiva, onde objetivou-se avaliar as condições das nascentes que abastecem a sede do município de Santa Teresa, com vistas a apresentar subsídios para um programa de revitalização de suas nascentes. A coleta de dados constou de visitas às nascentes, caracterizando-se os problemas que afetam a água produzida. Nas visitas in loco foi detectada as causas das degradações no entorno das nascentes e a situação em que elas se encontravam. A revitalização das nascentes baseia-se na seleção de técnicas de revegetação com restauração natural e restauração por enriquecimento com cultivo de espécies com capacidade de retenção de água, monitorando o crescimento da vegetação.

Palavras-chave:

qualidade da água, afluentes, poluição

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Venzel, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Gestão Ambiental, professor do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

Marcus Vinicius Sandoval Paixão, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em educação, professor do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

Gleides Pulcheira Paixão, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Gestão Ambiental, professor do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

Poliana Pulcheira Paixão, CLIMEV

Médica Veterinária.

Referências

Aguiar A P, Chiarello A G, Mendes S L, Matos E N (2003) Os Corredores Central e da Serra do Mar na Mata Atlântica Brasileira. In: Galindo-Leal C, Câmara IG (eds.), The Atlantic Forest of South America: biodiversity status, threats, and outlook. Center for Applied Biodiversity Science e Island Press, Washington DC. pp 119-132.

Brasil (1965) Código Florestal. Lei n°. 4.771, de 15 de setembro de 1965.

Calheiros, et. al. (2004) Preservação e conservação de nascentes. Comitê de bacias hidrográficas. Piracicaba.

Campos A C A L, Santos A C P, Van Den Berg E, Quinelato M, Cerqueira FM (2007) Levantamento florístico e fitossociológico da mata ciliar dos Rio das Mortes, São João del Rei, Minas Gerais. Revista Brasileira de Biociências, 5(2):1177-1179.

Castro P S, Gomes M A (2001) Técnicas de conservação de nascentes. Revista ação ambiental, Viçosa, 4(20).

Crispim J Q, Malysz S T, Cardoso O, Pagliarini Junior S N (2012) Conservação e proteção de nascentes por meio do solo cimento em pequenas propriedades agrícolas na bacia hidrográfica rio do campo no município de Campo Mourão – Pr. Revista Geonorte, edição especial, 3(4):781-790.

INCAPER (2011) Planejamento e programação de ações para Santa Teresa. Programa de assistência técnica e extensão rural PROATER, Secretaria de Agricultura.

Tabarelli M, Pinto L P, Silva J M C, Hirota M M. Bedê L C (2005) Desafios e oportunidades para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica brasileira. Megadiversidade, 1(1): 132- 138.

Valente et al. (2005) Conservação de nascentes: hidrologia e conservação de bacias hidrográficas de cabeceira. Viçosa, MG.

Publicado:

2016-08-06

Downloads

Como Citar

Venzel, S. M., Paixão, M. V. S., Paixão, G. P., & Paixão, P. P. (2016). Revitalização de nascentes. Natureza Online, 14(2), 2–6. Recuperado de https://naturezaonline.com.br/revista/article/view/108

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.